Plataforma de agendamento
O desafio consiste em criar uma solução inovadora que permita às pessoas agendar participações em trilhas de forma online, oferecendo praticidade e agilidade no gerenciamento das solicitações, tanto em dispositivos móveis quanto nos totens da ilha. O design thinking foi utilizado como método para abordar esse desafio e criar uma plataforma intuitiva e eficiente.
Solução do problema
Aplicação do Design Thinking
1. Empatia
Durante essa etapa, buscamos aprofundar nossa compreensão do problema por meio da análise de materiais já existentes, examinando a identidade visual, conduzindo entrevistas com o cliente e realizando uma análise estratégica dos concorrentes. Dessa forma, adquirimos um entendimento mais completo das necessidades dos usuários em relação ao agendamento de trilhas.
2. Definição
Desenvolvemos fluxos de usuários para o agendamento online, agendamento presencial e para o BackOffice. Além disso, promovemos workshops internos e externos de cocriação, que envolveram a participação ativa de diversas partes interessadas no processo de desenvolvimento da plataforma.
​
3. Ideação
Definimos o fluxo que serviria como base para o nosso MVP, que seria desenvolvido visualmente na fase de prototipação. O MVP (Minimum Viable Product) é um produto mínimo e viável que inclui apenas as funcionalidades básicas necessárias para testar a aceitação do mercado.
​
4. Prototipação
Com base em tudo o que foi criado, desenvolvemos as telas iniciais do fluxo online, que foi definido anteriormente por meio do MVP. Neste estágio inicial, apenas um fluxo foi prototipado, e em seguida, o restante, seguindo uma abordagem de entregas incrementais.
​
5. Validação
Nessa última etapa, realizamos validações com o cliente tanto em relação à consistência do design quanto ao fluxo, por meio de um protótipo navegável criado em uma ferramenta específica. Além disso, é nesse momento que ocorre a transferência do que foi desenvolvido pelos designers para a equipe responsável pela implementação.
Fluxos
Pré-agendamento
Construímos um fluxo de pré-agendamento para o recebimento de um e-mail avisando a quem comprou o ingresso de acesso ao parque, que já era possível fazer o agendamento online das trilhas.
Agendamento on-line
No fluxo de agendamento on-line, a pessoa pode agendar as suas trilhas de maneira 100% remota e em diferentes tipos de dispositivos.
Agendamento in-loco
Mesmo com o fluxo de agendamento online, quem visita a ilha também pode fazer o agendamento das trilhas in-loco, em um dos totens espalhados por Fernando de Noronha.
Pré-agendamento
Para finalizar o fluxo de agendamento, o participante recebe um e-mail informando sobre o status do seu agendamento, recomendações e obrigações sobre a trilha escolhida, além do comprovante de agendamento.
Sobre o Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas é gestor de atrativos turísticos sustentáveis no Brasil desde 1999. Sua atuação no ecoturismo abrange atualmente seis destinos, desde Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha. Reconhecido por sua sustentabilidade, o Grupo Cataratas foi eleito três vezes a empresa mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil pela Revista Exame, demonstrando seu compromisso com a conservação e a sustentabilidade em sua essência.