top of page

Como estimar os custos de Infraestrutura da AWS? Um guia definitivo para clientes nScreen.

Você que acompanha nossos artigos já sabe que o nosso foco aqui na nScreen é arquitetar soluções para entregar aos nossos clientes algo palpável, com foco no resultado e integrando as diversas funções de um projeto.

Quando você pensa em um projeto, muita coisa pode vir à sua cabeça. Aqui, nós entendemos que você precisa estar a todo momento junto da nossa equipe, dessa forma você faz parte do projeto e assim, consegue ter uma visão macro do que está sendo feito.

Desde o planejamento, à execução e o monitoramento, com a segurança de colocar sua ideia em quem, além de entender os aspectos técnicos, entende de negócio, é essencial para atender as suas necessidades e expectativas.

Quando se fala em Modernização de aplicação em Nuvem, ou a criação de uma aplicação com arquitetura em Nuvem, é importante entender o propósito de alocar essa infraestrutura em um provedor de serviços confiável.

Segurança, disponibilidade, escalabilidade e redução de custos são um dos maiores princípios da AWS (Amazon WEB Services), nossa parceira oficial. A segurança por sua vez é a prioridade. Uma dica que dou é ler o nosso artigo onde falo mais sobre isso: Qual a vantagem de se investir em Cloud com um parceiro AWS?.

O custo de uma aplicação local (on-premises) pode variar: Energia Elétrica, resfriamento, manutenção do hardware, Internet Dedicada, atualização dos equipamentos, além do custo de migração, equipe dedicada, monitoramento, relatórios, segurança de dados, aspectos jurídicos, entre outras.

Porquê a aplicação arquitetada, gerenciada e hospedada em nuvem é tão vantajosa financeiramente?

Geralmente os custos de uma aplicação em nuvem é menor, ou extremamente menor que a aplicação local ou híbrida. Hoje temos diversos cases de clientes que modernizaram ou optaram pela provisão em nuvem na nossa parceira AWS que além de reduzirem seus gastos, conseguiram escalar ainda mais a sua aplicação com uma entrega mais constante.

Para começar, para tirar a sua ideia do papel, você não gasta tanto, pois você tem redução de custos iniciais, ao contrário da infraestrutura local que você precisa investir em hardware, software e infraestrutura de rede.

Muitos serviços, como o Amazon EC2, utilizado para provisionar aplicações em larga escala, por exemplo, podem ter o modelo de pagamento sob demanda, pois é possível escalar a aplicação e manter os gastos de acordo com o uso.

Além da redução de custos operacionais, com licenças de software e com equipe dedicada, a sua aplicação fluirá mais, pois sempre estará perto do seu cliente, com as Zonas de disponibilidades espalhadas por todas as regiões do país.

Perfeito, mas como estimar o custo com a infraestrutura da AWS?


Aqui na nScreen estamos sempre prontos para atribuir à sua aplicação a melhor forma de aplicação de acordo com o seu budget e modelo de negócio.

Aqui, podemos utilizar plataformas personalizadas que coletam e analisam os dados da AWS em tempo real. O AWS Cost Explorer e o AWS Budgets são exemplos de serviços e ferramentas AWS que informam em tempo real, com relatórios detalhados sobre os custos previstos e ainda por cima, sugere formas de reduzir ainda mais os custos, como por exemplo com instâncias com recursos superiores sendo utilizados.

Para estimar o custo, a AWS disponibiliza em cada página dos seus serviços a definição de preço por uso, mas atenção: O uso em grande escala, ou ainda com serviços dedicados pode fazer o seu custo ser menor ou maior.

Ao escolher a sua instância no EC2 por exemplo, por ser que uma máquina com desempenho menor seja melhor, pois irá te suprir de maneira eficaz e ainda te fará poupar investimento, podendo investir em outros serviços e disponibilizar ao usuário da sua aplicação com mais conforto, por exemplo.

Um outro exemplo de recurso é o uso de banco de dados gerenciados, como o Amazon RDS. O RDS permite que você escolha o tamanho e o tipo do banco de dados de acordo com suas necessidades. Se não precisa de grande capacidade de Banco de Dados, facilmente poderá escolher uma instância menor e economizar dinheiro.

E na prática Marcos, como calculo os custos na AWS

Ah! A AWS pensou nisso, e temos quatro serviços para nos ajudar.

O primeiro e mais importante é a Calculadora de Preços da AWS. É uma ferramenta gratuita que vai te permitir estimar os custos dos serviços da AWS de acordo com sua previsão de custos. Lá você pode inserir suas especificações e no fim ele trará a estimativa de custo mensal com os serviços. Não se preocupe, pois aqui na nScreen já vamos fazer isso para você, com isso, você pode ficar tranquilo em focar no que precisa.

A Calculadora de preços você consegue acessar neste link. Você não precisa nem ter usuário, por lá você consegue ter noção de tudo.

O segundo serviço é o AWS Cost Explorer, que eu até já citei anteriormente no artigo, junto com o terceiro serviço, o AWS Budgets, e o quarto serviço: AWS Trusted Advisor, você conseguirá analisar os custos, tendências, definir alertas de gastos e verificar como diminuir ainda mais os custos, aumentar a segurança e melhorar o desempenho da aplicação.

Enfim, otimizar os custos é essencial para ter uma aplicação que dure e seja rentável. Entender as ferramentas que o provedor de serviços tem para ajudar a conquistar os objetivos e ter controle é base para o sucesso da aplicação.

Com a nuvem é possível sim você tirar do papel ou escalar uma aplicação já existente com agilidade, entrega e estabilidade, garantindo assim um retorno mais constante, além de aumentar a eficiência escolhendo os serviços corretos para você aproveitar a AWS e economizar ao mesmo tempo!

E aqui na nScreen, nós temos uma equipe de Engenharia, Arquitetura e soluções, além de uma equipe dedicada de Customer Success pronta pra te ajudar a definir tudo isso, para que dê tudo certo, desde a criação da aplicação ou da Migração dos Serviços. Contratando com a nScreen, parceira oficial AWS, seus custos serão ainda menores, além de ter uma retaguarda comercial e técnica única!

13 visualizações

Commentaires


bottom of page