top of page

Plataforma de agendamento

Grupo-Cataratas.jpg

O desafio consiste em criar uma solução inovadora que permita às pessoas agendar participações em trilhas de forma online, oferecendo praticidade e agilidade no gerenciamento das solicitações, tanto em dispositivos móveis quanto nos totens da ilha. O design thinking foi utilizado como método para abordar esse desafio e criar uma plataforma intuitiva e eficiente.

Solução do problema

Aplicação do Design Thinking

1. Empatia

Durante essa etapa, buscamos aprofundar nossa compreensão do problema por meio da análise de materiais já existentes, examinando a identidade visual, conduzindo entrevistas com o cliente e realizando uma análise estratégica dos concorrentes. Dessa forma, adquirimos um entendimento mais completo das necessidades dos usuários em relação ao agendamento de trilhas.

 

2. Definição

Desenvolvemos fluxos de usuários para o agendamento online, agendamento presencial e para o BackOffice. Além disso, promovemos workshops internos e externos de cocriação, que envolveram a participação ativa de diversas partes interessadas no processo de desenvolvimento da plataforma.

3. Ideação

Definimos o fluxo que serviria como base para o nosso MVP, que seria desenvolvido visualmente na fase de prototipação. O MVP (Minimum Viable Product) é um produto mínimo e viável que inclui apenas as funcionalidades básicas necessárias para testar a aceitação do mercado.

4. Prototipação

Com base em tudo o que foi criado, desenvolvemos as telas iniciais do fluxo online, que foi definido anteriormente por meio do MVP. Neste estágio inicial, apenas um fluxo foi prototipado, e em seguida, o restante, seguindo uma abordagem de entregas incrementais.

5. Validação

Nessa última etapa, realizamos validações com o cliente tanto em relação à consistência do design quanto ao fluxo, por meio de um protótipo navegável criado em uma ferramenta específica. Além disso, é nesse momento que ocorre a transferência do que foi desenvolvido pelos designers para a equipe responsável pela implementação.

Fluxos

Pré-agendamento

Construímos um fluxo de pré-agendamento para o recebimento de um e-mail avisando a quem comprou o ingresso de acesso ao parque, que já era possível fazer o agendamento online das trilhas.

Agendamento on-line

No fluxo de agendamento on-line, a pessoa pode agendar as suas trilhas de maneira 100% remota e em diferentes tipos de dispositivos.

Group 48095513.png

Agendamento in-loco

Mesmo com o fluxo de agendamento online, quem visita a ilha também pode fazer o agendamento das trilhas in-loco, em um dos totens espalhados por Fernando de Noronha.

Pré-agendamento

Para finalizar o fluxo de agendamento, o participante recebe um e-mail informando sobre o status do seu agendamento, recomendações e obrigações sobre a trilha escolhida, além do comprovante de agendamento.

Group 48095511.png

Sobre o Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas é gestor de atrativos turísticos sustentáveis no Brasil desde 1999. Sua atuação no ecoturismo abrange atualmente seis destinos, desde Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha. Reconhecido por sua sustentabilidade, o Grupo Cataratas foi eleito três vezes a empresa mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil pela Revista Exame, demonstrando seu compromisso com a conservação e a sustentabilidade em sua essência.

bottom of page