A capacidade de inovar e encontrar soluções criativas para problemas comuns é um dos aspectos mais determinantes na trajetória de uma empresa.
E, por isso, quase todos os cargos que envolvem tomadas de decisão são preenchidos por pessoas criativas e com raciocínio crítico. Já perceberam?
Além disso, ouvimos falar o tempo todo em transformação digital, mas pouco se fala da importância do design dentro deste contexto.
Sabe essas tomadas de decisões que mencionamos acima? Então, só um design thinking para resolver problemas reais de negócio. Sabe por quê?
A metodologia do Design Thinking possibilita o surgimento de soluções inovadoras e rápidas para problemas já conhecidos, além da sondagem de novas necessidades, pois tem por estratégia final a descoberta de toda a necessidade do cliente.
No artigo de hoje entenda a importância do design thinking para a transformação digital do seu negócio. Confira.
O que é design thinking?
Design thinking é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, é uma abordagem que busca soluções de maneira inovadora, que possibilita organizar ideias a fim de estimular tomadas de decisão com foco nas necessidades reais de mercado, produtos, serviços e clientes. Ou seja, o design thinking não traz uma fórmula específica, mas sim as condições necessárias para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles.
Quais as etapas do design thinking?
Imersão;
Ideação;
Prototipação;
Desenvolvimento.
Benefícios o design thinking
Possibilita novas formas criativas e inovadoras de resolução de problemas;
Auxilia na estimulação da criatividade dentro de toda a empresa por meio de novas tecnologias;
Proporciona o desenvolvimento de profissionais qualificados e criativos nas soluções diárias;
Promove a empatia e colaboração entre os funcionários;
Baixo custo de aplicação quando comparado a outros métodos de inovação.
Qual a importância do design thinking na transformação digital do seu negócio?
Inovar significa fazer uso de novas ideias e fazer uso de novas ideias implica em assumir riscos, por sua vez, assumir riscos quer dizer que há possibilidade de erros.
Se a sua empresa tem essa cultura de inovação, então, você consegue incentivar seus colaboradores a ter ideias e apresentá-las sem medo. E se é assim, você e sua empresa estão prontos para começar a usar o Design Thinking.
As técnicas envolvidas na abordagem do design thinking fazem com que a inovação aconteça direcionada para o mercado, mas envolvendo toda a organização e, principalmente, considerando o seu cliente, que está no centro da transformação Digital.
O Design tem um potencial de simplificar todo este processo estratégico, sem contar a capacidade de envolver de forma humana os vários setores e pessoas de sua empresa visando o mesmo objetivo, a sensibilidade para gerar conflitos necessários no processo criativo e de inovação, mas, também, solucioná-los.
Especialmente pequenas e médias empresas têm dificuldades para acompanhar e se adaptar ao ritmo acelerado e constante da Transformação Digital. A utilização do Design Thinking e a criação dessa cultura de inovação são a oportunidade de se renovar constantemente e garantir crescimento.
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